segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sustentabilidade com a utilização da água

Conseguir sustentabilidade com a utilização da água a partir da tecnologia Purate e do dióxido de cloro. Este foi o tema principal da palestra do gerente da Divisão Purate da Eka Chemicals do Brasil, José Eduardo Gobbi. Ele foi um dos palestrantes do IV Seminário sobre Tecnologias Limpas e do VI Fórum Internacional de Produção mais Limpa, que ocorreu nos dias 8 e 9 de junho, no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre.

Gobbi falou sobre os pontos positivos da tecnologia Purate, que significa a dióxido de cloro sem preocupações, com base em estudo conduzido pelo AkzoNobel. Este sistema torna a empresa comprometida com o meio ambiente solucionando os desafios da utilização da água no Brasil. Entre as ações feitas pela empresa, estão a redução de consumo de água, a otimização de energia, a reciclagem de resíduos, entre tantas outras. A empresa também foca na saúde e segurança dos trabalhadores. Um dos muitos projetos é a segurança baseada no comportamento, diagnóstico de saúde e estilo de vida e ginástica laboral.

As tecnologias utilizadas para geração de Dióxido de Cloro em pequena escala usado, principalmente, no tratamento de águas e de efluentes são o Purate, SVP-Pure, ECF. A desinfecção nas Estações de Tratamento de Efluente e o combate dos mexilhões dourados são um dos pontos de atuação da empresa. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) é um dos casos que aplica o dióxido de cloro para evitar transtornos com a colonização de moluscos em equipamentos de captação hídrica. “Estamos obtendo um ótimo resultado”, salienta Renato Bastos Rossi, um dos técnicos da Divisão de Tratamento.

A Eka Chemicals forma um ciclo com seus objetivos passando pela meio ambiente, vendas, valores, economia, tecnologia, fundamentação da experiência, integridade, atuação responsável, comprometimento e, para fechar, as pessoas. Isso tudo visa a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.




Nenhum comentário:

Postar um comentário