segunda-feira, 11 de abril de 2011

CRESCIMENTO ECONÔMICO E SUSTENTABILIDADE

O Brasil cresce e em alguns anos estará entre as cinco maiores potências mundiais. Mas a que custo? Com que projeto de desenvolvimento social e ambiental?
O ambiente já tem demonstrado claramente que não tem mais como suportar o modelo até então vigente, de exploração sem limites das reservas naturais e de destinação de grandes quantidades de resíduos gerados pelos processos produtivos e também dos produtos após a vida útil.
Várias alternativas estão sendo experimentadas pela humanidade na busca do conceito, hoje , ainda não bem definido de sustentabilidade, que consegue transmitir uma necessidade a ser perseguida, mas cujo caminho ainda não se abriu claramente, bem como suas ferramentas ainda não demonstram que já tenhamos conseguido atingi-la.
A UFRGS nesta conjuntura, de pleno desenvolvimento econômico, tem a máxima responsabilidade de participar desta discussão e de abrir caminhos na busca da sustentabilidade, principalmente pela montagem de parcerias, como a que estamos pela quarta vez realizando, com o CNTL e a ABES, para aprofundarmos os conceitos e termos de forma clara os resultados da aplicação de uma das principais ferramentas de gestão que busca a sustentabilidade, a PRODUÇÂO MAIS LIMPA, encarada como uma nova forma de se pensar o processo produtivo, desde a concepção do produto até o pós-vida útil do mesmo.
Tudo isto demonstra a importância deste Seminário, na sua quarta edição e neste momento conjuntural e com os temas que ele está se propondo a desenvolver.
A UFRGS cumpre assim com a sua missão frente à Sociedade Gaúcha.
Prof. Darci Campani - Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFRGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário